Escola de Música - Projeto Pedagógico

 

Metodologia:

 

As aulas de instrumentos e de canto são coletivas, porém, complementadas por masterclasses que tem como objetivo principal promover uma formação mais individualizada. A Escola também promove, ao longo do ano, atividades programadas como projetos educacionais, seminários, palestras e atividades surpresas como o dia do desafio.

As aulas são estruturadas com base em conteúdos específicos apresentados pelo professor através de material didático variado e na participação ativa do aluno que se torna co-responsável com o professor na elaboração pedagógica da aula através da proposição de atividades e pela sugestão de repertório de interesse próprio. Desta forma, os conteúdos não são apresentados de forma rígida e sequencial e buscam promover uma aprendizagem comum e diversificada para cada aluno.

As habilidades vocais e instrumentais também são promovidas mediante as dificuldades apresentadas tanto pelo repertório da Orquestra de Câmara quanto pelas atividades de grupo e,ou mesmo, de interesse despertado em aula. Desta forma todas as atividades integram um projeto de formação ampla que inclui habilidades e repertórios diversos.

Para o desenvolvimento pessoal do aluno, a Escola disponibiliza instrumentos para as aulas e para estudos individuais durante a semana nas dependências do CESCB.

 

Projetos complementares:

 

Dia do desafio: neste dia, as aulas são substituídas por atividades que envolvem repertório e formações instrumentais inéditas e não convencionais no formato de duos ou trios. Estas atividades devem ser desenvolvidas e apresentadas durante o período de aula e no mesmo dia. As atividades podem envolver mecanismos tanto formais como a leitura de partitura quanto mecanismos informais como tirar de ouvido uma música e arranjo próprio.

Mini-cursos de curta duração e com conteúdos específicos e delimitados. Podem ocorrer de forma intensiva em apenas um dia ou em encontros previamente marcados. Os resultados destes mini-cursos podem ser apresentados em eventos e apresentações promovidos pela escola, porém, tem como objetivo geral a formação ampla dos alunos da Escola de Música.

História da música – apreciação e execução.

Oficinas de Improvisação.

Linguagem e elementos da música e cultura popular.

Painel de música contemporânea.