História do CESCB

O CESCB – Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, foi inaugurado no dia 21 de julho de 2005, tornando realidade um projeto idealizado por importantes líderes de classe do município de Brusque.

 

Sua construção começou a ser idealizada no ano de 1997, com a participação de representantes de diversas entidades brusquenses.

Durante todo o planejamento e execução da obra, o trabalho foi árduo e incessante. No ano de 1998 foi iniciado o processo para a formação do CESCB, e os primeiros contatos com o sistema FIESC para o comodato de um terreno que pertencia ao SESI, situado na Rua Pedro Werner.

Em maio de 1999 foi realizada uma Assembléia Geral Extraordinária com a finalidade de cooperação mútua, visando o desenvolvimento empresarial, cultural e social do município.

A entidade recebeu o nome de Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, constituída por tempo indeterminado, regendo-se pelo seu Estatuto aprovado na referida assembléia. A diretoria ficou assim constituída: presidente Ingo Fischer, Vice-presidente – Sirio José Raulino, Tesoureiro – Ademar Sapelli e Secretário – Aliomar Luciano dos Santos.

De autoria do arquiteto Osmar Teske (in memoriam), o projeto do Centro Empresarial foi apresentado oficialmente em dezembro de 1999. Reunindo num único espaço entidades como:

 

ACIBr – Associação Empresarial de Brusque,

CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas,

SESI – Serviço Social da Indústria,

ABM – Associação Brusquense de Medicina,

SIFITEC - Sindicato da Fiação e Tecelagem de Brusque,

SINDILOJAS – Sindicato dos Lojistas de Brusque,

SIMMEB - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque

SINDUSCON - Sindicato da Construção e do Mobiliário de Brusque

Em março de 2000 a empresa Dimensional Engenharia foi a vencedora da licitação para construção da obra, e em outubro do mesmo ano se tornava real a idealização de um grande projeto.

Hoje já com mais de 10 anos de existência em pleno funcionamento, o Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, repercute positivamente na cidade, representando o sucesso da união de importantes entidades representantes da classe empresarial. É destaque na promoção de negócios, cultura e lazer a toda comunidade de Brusque e região.

Com uma localização central, na Rua Pedro Werner, tendo como transversal a Rua Adolfo Schlosser que acessa diretamente na Avenida Beira Rio.

O centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque tem uma área construída de 3.063,84 m², nos seus cinco pavimentos estão localizadas salas de reunião e treinamentos, as sedes das entidades envolvidas no projeto, citadas anteriormente, além de um Teatro com capacidade para 280 lugares.

 

Diretoria atual - 2015/2018:

 

Presidente: Ingo Fischer

Vice-Presidente: Aliomar Luciano dos Santos

Secretário:  Marcelo Gevaerd

Tesoureiro: Altamir Antônio Schaadt