Orquestra de Câmara do CESCB

Ministério da Cultura e o Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque apresentam o projeto “Plano Bianual da Orquestra de Câmara e Escola de Música do CESCB” - Etapa de audição para seleção de músicos de cordas.

O projeto de retomada da Orquestra de Câmara do CESCB e de sua Escola de Música, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura vem com uma proposta inovadora para o município de Brusque com foco na manutenção de uma orquestra profissional como também na formação de novos músicos, que através dos cursos gratuitos ofertados à população, formarão uma orquestra de estudantes.

Este projeto é realizado pelo Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução e conta com o patrocínio de Cmj Textil Ltda, Latina Têxtil, Diklatex Industrial Textil Sa, Tinturaria Florisa Ltda, Supermercados Archer S/A, e Zen S/A Indústria Metalúrgica.

 

Sobre Orquestra de Câmara do CESCB

 

Brusque é celeiro musical de diversos estilos, com destaque para músicos importantes como o Maestro Aldo Krieger e seu filho, o Maestro Edino Krieger, considerado um dos maiores compositores do Brasil. Dentre tantos que atuam em Brusque, outro músico e compositor merece menção especial, o acordeonista Bruno Moritz, músico e compositor virtuoso, reconhecido internacionalmente. Nesse sentido, se torna claro que a Música Instrumental é parte integrante da história do município.

Acompanhando esta tradição, no ano de 2006 o Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque fundou a Orquestra do Cescb com sua escola de música vinculada que já recebeu mais de mil alunos e se tornou, incontestavelmente, um dos projetos culturais mais robustos da cidade. Se manteve ativa durante 14 anos ininterruptos, acolhendo apaixonados pela música e lapidando-os como instrumentistas, porém assim como aconteceu nos mais diversos setores, o projeto da Orquestra e Escola de Música do CESCB também foi prejudicado com a pandemia de covid-19, e as atividades foram encerradas em abril de 2020.

A administração do Centro Empresarial, no entanto, vinha buscando, desde então, saídas para retomar o projeto, para reinserir os antigos alunos e receber novos entusiastas. E em 2024, temos o prazer de anunciar a retomada da Orquestra de Câmara do CESCB e de sua Escola de Música, através do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre o projeto e sobre as atividades e apresentações da Orquestra de Câmara do CESCB e da Escola de Música do CESCB.