Orquestra de Câmara do CESCB

Ministério da Cultura e o Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque apresentam o projeto “Plano Bianual da Orquestra de Câmara e Escola de Música do CESCB”

Com propostas inovadoras e acessíveis, a Orquestra de Câmara do CESCB se reafirma como uma das principais difusoras da música clássica em Brusque, inspirando novos talentos e proporcionando experiências inesquecíveis ao público.

Sobre a Orquestra de Câmara do CESCB

Em 2006, o Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque deu vida à Orquestra de Câmara do CESCB, acompanhada por uma Escola de Música que se tornaria um pilar fundamental na formação de novos talentos. Esta iniciativa não apenas deu continuidade à rica tradição musical da cidade — berço de figuras emblemáticas da música brasileira, como Aldo e Edino Krieger — mas também atendeu a mais de mil alunos ao longo de sua trajetória. Por 14 anos, a Orquestra foi um vibrante espaço para apaixonados pela música, que puderam desenvolver suas habilidades como instrumentistas. No entanto, a pandemia forçou a interrupção dessas atividades em 2020. Desde então, a administração do CESCB vinha se dedicando a reativar o projeto, com o objetivo de reintegrar antigos alunos e acolher novos entusiastas.

 Em 2024, a Orquestra de Câmara do CESCB foi oficialmente reestabelecida, unindo forças com a Artem Assessoria Cultural e Gestão de Projetos. Juntas, as duas instituições aprovaram um projeto inovador pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, visando formar uma orquestra profissional composta por músicos de toda a região, além de reestruturar a Escola de Música, alinhando-se aos objetivos de promoção da profissão musical em Brusque.

A Orquestra de Câmara do CESCB (OCEM) recomeçou suas atividades em março de 2024, após um rigoroso processo seletivo que definiu os 22 músicos que compõem o grupo. Uma comissão avaliadora, formada por profissionais de destaque como Ricardo Molter (Orquestra Sinfônica do Paraná), Rafael Stefanichen Ferronato (Universidade Federal do Paraná) e o maestro Isaque Lacerda, garantiu a qualidade dos selecionados. A abertura do processo seletivo gerou grande interesse, evidenciando o potencial do projeto em fortalecer o mercado da música clássica na região. O resultado foi uma orquestra diversificada, com músicos experientes de várias localidades, promovendo uma rica troca cultural.

 Atualização dos componentes da Orquestra (10/03/2025).

Maestro:
Isaque Lacerda

I Violino:
Heitor Elias (spalla)
Wesley de Lima
Marcos Pablo Dalmacio
João Frare
Cindy Gabriely
Daniel Augusto Lira Vieira de Melo

II Violino:
Carolina Melo (chefe)
Allan Jordam de Souza Pereira
Kevin Nathan Gonçalves
Ana Carolina Neves dos Santos
Letícia Luana de Souza
Marieli Lemos

Viola:
Pedro Bernardo (chefe)
Gabriel Niebuhr
Gabriel Mattos de Oliveira
Tiago Guarnieri Lisboa Pacheco (convidado)

Violoncelo:
Victor Hugo Ruiz Reggiardo (chefe)
Fábio de Melo Machado
Isaac Niedhart Padaratz
Davi Batista

Contrabaixo:
Jaimes de Odília (chefe)
Marcelo de Paula

Componentes da OCEM


Maestro Isaque Lacerda
I Violino


Heitor Elias (spalla)

Wesley de Lima

Marcos Pablo Dalmacio

João Frare

Cindy Gabriely

Allan Jordam de Souza Pereira

II Violino


Juciane Barbosa (chefe)

Carolina Melo

Kevin Nathan Gonçalves

Ana Carolina Neves dos Santos

Letícia Luana de Souza

Marieli Lemos

Viola


Pedro Bernardo (chefe)

Gabriel Niebuhr

Daiane Keiser Roscoche

Gabriel Mattos de Oliveira

Violoncelo:


Victor Hugo Ruiz Reggiardo (chefe)

Fábio de Melo Machado

Isaac Niedhart Padaratz

Davi Batista

               Contrabaixo              


Jaimes de Odília (chefe)

Marcelo de Paula                                    


Sobre o Maestro

Isaque Lacerda frequentou o curso de clarinete da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR), e ao final de em 2004 se formou no Curso Superior de Composição e Regência, onde foi aluno do professores Emanuel Martinez. Participou de diversos cursos de aprimoramento profissional, como Curso de Regência de Orquestra da Oficina de Música de Curitiba, Curso de Regência Orquestral do Festival de Música de Ouro Branco, Masterclass de Regência da Orquestra Sinfônica do Paraná, Masterclass Internacional da Orquestra Sinfônica Brasileira, Laboratório de Regência da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Masterclass de Regência da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio, Masterclass de Regência da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, tendo nesses eventos recebido orientações de importantes maestros como Kurt Masur, Isaac Karabtchevsky, Fabio Mechetti, Alessandro Sangiorgi e Osvaldo Ferreira.

Participou como maestro interno de dezenas de projetos de ópera, destacando-se aqueles promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba sob a direção de Neyde Thomas. No ano de 2004 foi o principal regente da Orquestra Filarmônica da UFPR e de 2005 a 2008 foi maestro assistente de coro no Teatro Guaíra (Curitiba-PR). Ao longo de sua carreira tem sido convidado para reger diversos grupos, como Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmônica da SCAR de Jaraguá do Sul, Orquestra Sinfônica da UFMT, Orquestra do Festival de Música de Cascavel, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra Sinfônica da Cidade de Ponta Grossa e Orquestra de Câmara e Coral da Associação Arte Cidadã, da cidade de Santo Antônio 

Sobre o Projeto

O projeto “Plano Bianual da Orquestra de Câmara e Escola de Música do CESCB” de retomada da Orquestra de Câmara do CESCB e de sua Escola de Música, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura é realizado pelo Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, e conta com o patrocínio de Havan, Latina Têxtil, Cmj Textil Ltda, Diklatex Industrial Textil S/A, Tinturaria Florisa Ltda, Supermercados Archer S/A, Zen S/A Indústria Metalúrgica,Tecelagem Atlântica Ltda, Vetor Automotivos, Z5 Digital, Hipertêxtil, Casa Porto Franco, Rohden Portas e Painéis Ltda, Rohden Vidros Ltda,  Plásticos Zanotti Ltda, Guabifios Produtos Têxteis Ltda, Aviamentos Brusque - Linhas Ffilotex, Linhas Trichê, MH Têxtil, Industrial Irmãos Hort Ltda, Metalúrgica Skymsen Ltda, Mega Motos, Sancris Linhas e Fios Ltda e Viaprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda.